quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Listagem Alfabética - Biografias de mais de 100 pessoas que participaram no desenvolvimento do cálculo:

Listagem Alfabética

Biografias de mais de 100 pessoas que participaram no desenvolvimento do cálculo:


Site: http://cwx.prenhall.com/bookbind/pubbooks/thomas_br/chapter1/medialib/custom3/bios.htm

TEOREMA DE TALES



O Teorema de Tales foi proposto pelo filósofo grego Tales de Mileto, e afirma que quando duas retas transversais cortam um feixe de retas paralelas, as medidas dos segmentos delimitados pelas transversais são proporcionais. Para entender melhor o Teorema de Tales, é preciso saber um pouco sobre razão e proporção. Para a resolução de um problema envolvendo o Teorema de Tales, utiliza-se a propriedade fundamental da proporção, multiplicando-se os meios pelos extremos: os ângulos das retas tem a razão oposto pelo vértice da reta que os corta.

História da Matemática "Arquimedes"

Arquimedes (em grego Ἀρχιμήδης) foi um matemático, físico e inventor grego. Foi um dos mais importantes cientistas e matemáticos da Antiguidade e um dos maiores de todos os tempos. Ele fez descobertas importantes em geometria e matemática, como por exemplo um método para calcular o número π (razão entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro) utilizando séries. Este resultado constitui também o primeiro caso conhecido do cálculo da soma de uma série infinita. Ele inventou ainda vários tipos de máquinas, quer para uso militar, quer para uso civil. No campo da Física, ele contribuiu para a fundação da Hidrostática, tendo feito, entre outras descobertas, o famoso princípio que leva o seu nome. Ele descobriu ainda o príncipio da alavanca e a ele é atribuída a citação: "Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo".

Atividade Educacional















Nome: Bruno Magalhães da Silva Carvalho

Título da tarefa: Atividades educacionais que utilizam ferramentas da Web 2.0

1. O endereço na Internet (URL) da atividade educacional selecionada:
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=14242&id_pagina=1

2. Tema central da atividade educacional:

Biografia de Célebres Matemáticos

3. Objetivos da atividade educacional:

• Construir um ambiente informatizado para experiências de aprendizagem cooperativa presencial e virtual, utilizando a internet, e páginas da web como suporte.
• Propor a aprendizagem cooperativa como ferramenta de construção de conhecimentos sobre a vida e o trabalho dos grandes matemáticos
• Mostrar a importância da Matemática em nossa vida bem como as suas contribuiçõespara as ciências;
• Identificar a gênese e o desenvolvimento da obra dos matemáticos, em relação com a época na qual ele viveu e trabalhou;
• Destacar a Matemática no contexto crítico e libertador e não como instrumento opressor.

4. A relevância da atividade educacional selecionada:

A aprendizagem é um processo coletivo e não somente realizada através das interações com o meio, mas também com o grupo. Assim sendo, neste projeto, as atividades serão realizadas em grupo, nos moldes do sistema de trabalho cooperativo, onde cada indivíduo possa dar a sua colaboração e conhecer a dos outros, contribuindo para o desenvolvimento do grupo e a construção do conhecimento coletivo. Desta forma, o enfoque didático utilizado como referência é o pós-construtivismo.
Segmento de ensino e séries envolvidas (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Ensino Profissionalizante):
Ensino Fundamental e Ensino Médio.

As ferramentas da Web 2.0 utilizadas nesta atividade educacional:
Computadores do laboratório de informática conectados à web, sites de busca para a pesquisa de cada grupo, programas para a edição e exibição de apresentações gráficas necessários para a produção do texto final, onde serão inseridas as informações e as imagens coletadas dos matemáticos e exposição dos slides.

Meios para execução:

Uso de sites de busca (Google, Yahoo, Brbusca, Farejador, Cadê, Aonde, Gigabusca, Alta vista, Excite).
As vantagens e desvantagens do uso desta atividade na prática docente de professores na área de conhecimento pesquisada:
Vantagens
As vantagens dessa atividade é propor aos alunos a interação de todos, o trabalho em conjunto, criatividade e interesse. Com a criação da Webquest, todos poderão utilizar o trabalho para perquisa e atividade nas aulas de matemáticas.
Desvantagens
• Nem todas as pessoas sabem usar;
• Podem surgir problemas com link, que podem prejudicar o trabalho;
• Necessidade de espaço na rede para disponibilizar o trabalho on-line;
• O uso de muitas informações com imagens torna o acesso muito lento

Cronograma:
Etapa 1:Coleta dos dados biográficos sobre os matemáticos
Duração: 5 aulas
Etapa 2:
Tratamento dos dados
Duração: 4 aulas

Etapa 3:
Socialização e Avaliação dos trabalhos dos grupos
Duração: 4 aulas

Etapa 4:

Apresentação dos trabalhos
Duração: 2 aulas
Cada grupo deverá pesquisar nos sites listados nos “sites e bibliografias de apoio”. Após o levantamento de todos os dados (informações e imagens), cada grupo deverá produzir uma síntese e salvá-la numa pasta pessoal. Num próximo momento, os mesmos serão formatados como slides num software de edição e apresentação gráfica.
Avaliação:

A avaliação será realizada por meio de observações e intervenções que serão feitas no decorrer do trabalho. A pontuação será realizada da seguinte forma: 20% da nota sobre a participação individual, 20% de avaliação feita pelos outros membros do grupo e 60% sobre o produto final, que será a pesquisa em forma de slide. Esperamos que haja um rendimento mínimo de 60%. Cada grupo avaliará se a sua pesquisa atendeu aos objetivos do projeto através de um relatório. Formar um fórum de discussões onde cada grupo apresentará o relatório e o seu trabalho que será avaliado também pelos outros grupos
A Web 2.0 proporciona para os alunos uma visão diferente do ensino, pois o aluno aprende através de instrumentos disponíveis na nossa realidade, que são os novos recursos tecnológicos. Com essa atividade, pude utilizar várias ferramentas disponíveis na internet, como o blog, fórum, e sites de busca, um ambiente virtual que está na realidade do aluno. Os alunos utilizaram o editor de texto para publicação do trabalho, e por fim a utilização de slides para exposição do trabalho.

Referências bibliográficas:
Sites e bibliografia de apoio:

http://www.somatematica.com.br/biografias.phphttp://www.ime.unicamp.br/~calculo/modulos/history/
http://portalmatematico.com/biografias.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_matem%C3%A1ticos
http://matematiques.sites.uol.com.br/biografiasdematematicos.htm
• Crespo, S. A. (1999). Uma ferramenta para desenvolvimento de cursos à distância. Anais do XIX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação, 1999.
• Fuks, H. (2000). Aprendizagem e Trabalho Cooperativo no ambiente Aula Net . Revista Brasileira de Informática na Educação, n. 6 pp. 53-73, abril de 2000.