terça-feira, 30 de agosto de 2011

O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL E PLANA COM A UTILIZAÇÃO DO
PROGRAMA CONSTRUFIG3D.



UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE MATEMÁTICA
LANTE – Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino





BRUNO MAGALHÃES DA SILVA CARVALHO



O CONSTRUFIG3D é uma ferramenta que possibilita a visualização de figuras planas e espaciais, além de seus elementos: os vértices; arestas, faces e a figura planificada. O aluno tem a possibilidade de combinar as figuras planas para formar as figuras espaciais, além de girar e visualizar o sólido. O CONSTRUFIG3D é uma ótima ferramenta de auxílio e desenvolvimento do ensino de Geometria, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e interativa. (MENDES, 2007 p.1).
Através do CONSTRUFIG3D procuramos estudar e escrever os objetos de estudo no ensino da Geometria Espacial e Plana, além de identificar nos poliedros os vértices, arestas e faces.
Procuramos analisar e explorar as possibilidades que o programa de geometria pode oferecer para o desenvolvimento do ensino da geometria, assim como, as possibilidades de motivação e interesse dos alunos com a ferramenta utilizada. Os participantes foram alunos da Escola Municipal Maria Lydia Coutinho, Rio Bonito/Rio de Janeiro. As atividades foram desenvolvidas na turma do 5º ano do Ensino Fundamental com a professora Carmem.


















































Conclusões

Em virtude dos fatos mencionados, concluímos que, a utilização do CONSTRUFIG3D auxilia no processo de ensino-aprendizagem da Geometria Espacial e Plana no que diz respeito o conteúdo dos Poliedros com o ensino tradicional. Através do CONSTRUFIG3D encontrou-se um resultado satisfatório na percepção, visualização e movimentação dos elementos dos poliedros, vértices, arestas e faces. Em relação à aula de geometria com a utilização do CONSTRUFIG3D os alunos demonstraram uma grande satisfação e interesse em aprender.

Vale salientar, que os professores devem estar sendo constantemente capacitados para as novas modalidades de ensino, com as tecnologias da informação e comunicação, bem como os alunos visados, devem possuir acesso aos recursos tecnológicos e possuírem domínio destes. E que as escolas públicas devem estar bem equipadas para que a utilização do laboratório de informática tenha um bom resultado, uma boa qualidade de ensino e que tenha uma quantidade suficiente de computadores, além
do treinamento dos professores para utilização dos programas e seus recursos tecnológicos.


Principais Referências Bibliográficas

ALVES, G.S.; SOARES, A.B. (2003). “Geometria Dinâmica: um estudo de seus recursos, potencialidades e limitações através do Software Tabulae”. In: XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – IX Workshop de Informática na Escola. Campinas:
Unicamp. 2003, pp. 275-286.

CARVALHO, Carlos Vitor A. CONSTRUFIG3D - VERSÃO 1.1. Disponível em: . Acessado em: 11/05/2010 às 10:22:26.

CARVALHO, C. V. de A.; CARVALHO, J. V. & MENDES J. L. de S., CONSTRUFIG3D: Uma Ferramenta Computacional para apoio ao ensino da Geometria Plana e Espacial.
RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 1/10-10, 2007. Disponível em: < http://sites.google.com/site/construfig3d/Home/publicações>. Acessado em: 15/05/2010 às 18:02:06.

DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática. 6ª série. São Paulo. Ática, 2002.


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